Notícias

Temporal afeta abastecimento de água na região norte do Paraná

O abastecimento de água em algumas cidades do Norte do Paraná está comprometido nesta quinta-feira (9), devido à interrupção no fornecimento de energia em unidades do sistema produtor da Sanepar.

O abastecimento de água em algumas cidades do Norte do Paraná está comprometido nesta quinta-feira (9), devido à interrupção no fornecimento de energia em unidades do sistema produtor da Sanepar. A situação é consequência do forte temporal da noite de ontem e segue ainda hoje, com equipes da Copel em campo para tentar restabelecer o serviço.

 

Estão sem energia desde ontem e sem previsão de retorno, para a retomada da produção de água, as cidades de Primeiro de Maio, Uraí, Rancho Alegre e Santo Antônio da Platina, além dos distritos Vila Progresso (em Centenário do Sul), Guaravera (em Londrina), e Tupinambá (em Astorga).

 

As cidades de Centenário do Sul e Guaraci tiveram problemas ontem, voltaram a receber água na madrugada, mais estão com queda de energia novamente hoje e pode haver falta de água.

 

Grandes Rios, no Vale do Ivaí, e Paiçandu, na região de Maringá, tiveram parte dos sistemas de produção de água afetada. Os níveis dos reservatórios estão baixos e pode haver desabastecimento especialmente em bairros da região alta dessas cidades.

 

Em alguns lugares a Copel já conseguiu restabelecer a energia e a Sanepar voltou a distribuir água. É o caso de Bela Vista do Paraíso, do distrito de Irerê (em Londrina), Lunardelli e Jandaia do Sul. Nesta última, o rodízio no abastecimento foi suspenso para que toda a cidade se recupere.

 

Mesmo nas localidades onde o abastecimento de água foi retomado, a população precisa priorizar seu uso para higiene pessoal e alimentação. 

 

Serão afetados principalmente os clientes que não têm caixa d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

 

A Sanepar já está disponibilizando caminhões-pipa para atender unidades de saúde e outros locais emergenciais.

 

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

 

fonte: https://jornalterceiraopiniao.com.br/urgente-temporal-afeta-abastecimento-de-agua-na-regiao-norte-do-parana/