Notícias

Severo temporal deixa 170 mil unidades sem energia, no noroeste do Paraná

O temporal que atingiu o Paraná desde o início na madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.

O temporal que atingiu o Paraná desde o início na madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná. 

Nove torres da linha de alta tensão que liga Assis a Umuarama foram ao chão. Em todo o Noroeste, 170 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido durante a passagem do evento climático.

Equipes de manutenção e emergência estão trabalhando desde a madrugada na reconstrução das redes para restabelecer o fornecimento aos 87 mil domicílios que permanecem sem energia em toda a região.

Mais de 90 circuitos de média tensão sofreram danos, principalmente devido à queda de galhos e de árvores inteiras sobre as redes.

No momento, o atendimento prioritário é dedicado às redes que atendem hospitais e unidades de saúde, além da recomposição das fontes de alimentação a 15 municípios que tiveram o fornecimento quase totalmente interrompido. São eles: Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Farol, Francisco Alves, Mariluz, Mato Rico, Mirador, Moreira Sales, Nova Olímpia, Porto Rico, Querência do Norte, Rancho Alegre do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná e Tapira.

Equipes de outras regiões do Estado estão em deslocamento para auxiliar na recomposição do fornecimento, trabalho que deve se estender para os próximos dias.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

 

FONTE: Ricmais/Terceira Opinião