Notícias

CBLOL ressalta importância de marcas se associarem aos eSports | Exame

“Perguntamos à comunidade de League of Legends qual doce o game seria e KITKAT® foi ... também já usou da exposição do CBLOL para o lançamento de produtos.

O Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2021 (CBLOL), da Riot Games, chegou ao fim no começo do mês e, além do sucesso na comunidade gamer, o evento – que tem parceria com Mastercard, Gillette, Red Bull e KitKat® – também confirmou ser um interessante case para as marcas que decidem apostar no cenário de eSports. O segmento cresce com uma velocidade impressionante e ainda tem muita chance de sinergia com marcas.

 

"As oportunidades de parcerias entre marcas e a indústria gamer são muito grandes quando falamos do público da geração Z. Este público espera das marcas uma experiência mais completa de conteúdo, uma expansão da sua vivência do game, e quando isso acontece existe um engajamento muito poderoso entre a marca e o consumidor. Tivemos dois exemplos recentes no CBLOL onde ativações de marcas foram genuínas, totalmente inseridas no contexto do jogo e da competição. Quando KitKat® cria uma linha de chocolates com sabores especiais baseada em League of Legends, isto tem uma importância muito grande para os fãs do jogo, e faz com que a marca consiga um outro tipo de engajamento além do produto em si. Da mesma forma, quando a Mastercard cria um formato inovador, onde o problema real da preservação das florestas pode ser vivido dentro do jogo, que tem uma floresta de grande importância para a partida, a marca cria um diálogo inovador e muito mais engajado para trazer a comunidade a discutir o tema, e se torna um interlocutor importante da causa para aquele público", afirma Caco Antunes, head de esports da Riot Games.

 

Recentemente a marca da Nestlé lançou novos sabores para uma linha especial inspirada em League of Legends. Os sabores inéditos, disponíveis apenas em São Paulo, trazem ingredientes e combinações que fazem referência a alguns elementos do jogo, como Baron, Red Buff, Blue Buff, Kai’Sa e Poro. A ação reforça também a parceria entre KitKat® e CBLOL iniciada no primeiro semestre deste ano. “Perguntamos à comunidade de League of Legends qual doce o game seria e KITKAT® foi a marca mais citada. Então, conseguimos estabelecer uma relação muito genuína. Ser parceiro da Riot Games há quase um ano fortalece esse vínculo, podendo posicionar a marca em diversas modalidades de games”, explica Patricia Nacamuta, gerente de marketing de KITKAT®.

 

Já a Mastercard, patrocinadora do CBLoL desde 2020 e parceira global da Riot Games desde 2018, fez uma ação especial para chamar a atenção para a conscientização ambiental. Em 5 de setembro, dia seguinte ao da final do CBLOL, a marca lançou a partida especial Play for the Jungle para comemorar o Dia da Amazônia. Nele, dez gamers influenciadores enfrentaram um desafio inédito no League of Legends. A Jungle – a selva do game – esteve indisponível. A área é considerada crítica no mapa, onde os jogadores combatem monstros que dão recursos e poderes adicionais. O objetivo foi provocar a reflexão de que proteger as florestas é fundamental para salvar o planeta.

 

 

“O comprometimento com a construção de uma economia digital sustentável e inclusiva é um dos pilares da Mastercard. Queremos ter certeza de que pessoas, comunidades, empresas e o planeta possam prosperar, mas também precisamos chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação das florestas para nossa vida, sem as quais não há um futuro possível”, diz Sarah Buchwitz, Vice-Presidente de Marketing & Comunicação da Mastercard Brasil. “Por isso, aproveitamos a oportunidade para conectar – por meio da jungle – o mundo virtual e o real, para que a comunidade LOL pudesse ouvir, aprender e passar a agir. Foi mais uma possibilidade que tivemos para falar com um público essencial, a geração que tem o poder de mudar o mundo”, acrescenta. Red Bull, parceira da Riot Games desde 2019, já levou os personagens campeões de League of Legends para as suas latas. Gillette, parceira desde 2018, também já usou da exposição do CBLOL para o lançamento de produtos.

FONTE: https://exame.com/blog/esporte-executivo/cblol-ressalta-importancia-de-marcas-se-associarem-aos-esports/